quinta-feira, Março 15, 2007

Deflação, Desinflação e Inflação-tipos, causas e consequências

Espero que caiba tudo neste post, já estou a chegar ao fim! Este post é um pouco prático. Contém algumas informações úteis para os cálculos, Bem, quando assistimos a uma subida generalizada e contínua dos preços e bens e serviços ao longo do tempo, assistimos à inflação. Quando assistimos a uma descida, vemos a deflação. Um caso especial é o da desinflação. A desinflação é uma mini-inflação, isto é, o preço dos bens continuam a subir só que cada vez menos!
Vamos ver algumas causas da inflação: aumento dos custos de produção( faz com que os preços subam), se importamos materiais a países inflacionados, temos de subir os preços desses bens no nosso país-inflação importada. Também, o excesso de moeda e o elevado poder de compra fazem aumentar os preços dos bens.
Em termos de consequências, a desvalorização da moeda( damos mais moeda pelo mesmo bem) e a deterioração do poder de compra das famílias são dois problemas resultantes da inflação.
Para dar exemplos tenho de explicar o que é IP(índice de preços) e IPC(índice de preços no consumidor). O IP é utilizado para se medir a evolução dos preços num só bem. O IPC é usado para se medir a evolução dos preços num conjunto grande de bens. Tanto no IP como no IPC é necessário para a fórmula 2 coisas: o ano base e o ano que se quer saber. O ano base tem sempre IP ou IPC igual a 100. Caso o IP, IPC for maior que 100, há inflação, se for inferior há deflação. Atenção que o IP e o IPC não são taxas! Por exemplo entre 2000 e 2003 houve os seguintes IPCs: 107, 105, 104, 102. Como vêem parece que houve inflacão, está acima de 100, mas houve uma diminuição lenta dos preços. Isto é um exemplo claro de desinflação. Para se calcular a inflação basta tirar 100 ao IPC. Pegando nos dados do exemplo que dei atrás dá: 107-100=7%, 5%, 4% e no fim em 2003, 2%.
Acabei de concluir a matéria amanha é o teste e só me resta desejar boa sorte a todos!

4 Comments:

At 12:46 da manhã, Anonymous joão figueiroa-Rêgo said...

mto bom mto bom!
tou a ver k isto me vai dar jeito no 10º aninho! so espero k nao percas a paciencia de o fazer e te lembres aki do joãozinho
lol abraço fica bem

 
At 7:48 da tarde, Anonymous Ruacesinho said...

Olha o Zé...
Aqui fala-se de economia, embora nao me vá ajudar muito no 10º ano, é sempre bom saber-se mais alguma coisinha...
O blog 'tá muito giro e simplificado, de fácil entender e específico.
Beijinhos*
Continua.

7:45 PM

 
At 3:58 da tarde, Anonymous r.nascimento.c.c said...

Gostei do seu blog, adorei. Sou aluna , começarei contabilidade ano que vem se eu passar no vest...agora já sei como fuciona inflação,deflação e desinflação . quero mais textos assim...inteligentes, práticos e importante... abraços

 
At 2:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excelente blogue tomara eu ter feito isto quando estudava talvez me lembrasse mais das matérias nos exames!
Continua assim além de te ajudar a teres melhores resultados com certeza se pode dizer que ajudas muito mais gente também!
***

 

Enviar um comentário

<< Home